O que é?
O ProUni (Programa Universidade Para Todos) é um programa criado pelo Ministério da Educação (MEC) que fornece bolsas de estudo parciais e integrais em instituições de ensino particulares, para estudantes de baixa renda e sem diploma de nível superior. A finalidade do projeto é ampliar o acesso à educação de nível superior para a população de baixa renda.
Como funciona o ProUni?
O Prouni abre inscrições duas vezes ao ano, normalmente, no início de cada semestre letivo. A seleção dos candidatos considera os cursos desejados, a nota obtida no Enem e a renda familiar per capita de cada concorrente. Os candidatos selecionados recebem bolsas de estudo de 50% ou 100% em universidades privadas, durante todo o curso.
Os estudantes que desejam participar do programa, poderão aplicar as notas do Enem referente às duas últimas edições da prova (2020 e 2021), em busca de bolsas e descontos em instituições de ensino superior particulares.
O processo seletivo do Prouni segue o mesmo padrão já conhecido no Sisu e Sisutec. Para participar basta realizar a inscrição em uma única etapa, inteiramente online e gratuita, selecionar duas opções de curso em ordem de preferência e acompanhar nos dias de inscrição a evolução da nota de corte, atualizada diariamente.
Quem pode participar do ProUni?
Para concorrer às bolsas disponíveis pelo Prouni, é necessário estar de acordo com algumas condições estabelecidas pelo programa:
Ter cursado todo o Ensino Médio em Escola Pública
Para se enquadrar nessa categoria é necessário ter cursado todo o Ensino Médio em escola pública, ou privada em condição de bolsista integral, ou ainda, ter cursado parte do Ensino Médio em escola pública e parte em instituição privada com bolsa de 100%. Além disso, é necessário comprovação de renda familiar bruta per capita que atenda ao critério socioeconômico.
Ter cursado o Ensino Médio em Escola Particular
Com as alterações no programa que entraram em vigor a partir do segundo semestre de 2022, os estudantes que tenham cursado o ensino médio em escolas particulares, não obrigatoriamente na condição de bolsista, também poderão participar do programa.
Possuir alguma deficiência
No caso dos candidatos com deficiência, é necessário apresentar comprovação no ato da matrícula, com um comprovante de que atende ao critério socioeconômico do programa.
Ser professor da rede pública de ensino
A participação de professores da rede pública é assegurada pelo programa e não necessita da comprovação de renda. Entretanto, só é permitida a inscrição nesta modalidade para os cursos de licenciatura (matemática, química, física, biologia, história, geografia, português) e pedagogia, para professores no exercício do magistério da educação básica e que componham o quadro de funcionários efetivos da escola.
Além destes critérios, é necessário atingir a nota mínima exigida pelo MEC de 450 pontos de média na prova do Enem, com pontuação superior a zero na redação.
Atender ao critério socioeconômico
Para se inscrever no Prouni não basta apenas cumprir um dos requisitos citados acima – nos casos em que a condição é determinada pelo Ensino Médio ou por ser portador de deficiência. Também é necessário comprovar a renda familiar bruta per capita.
Se o valor for inferior a 1,5 salário mínimo, você está elegível para a modalidade de bolsas 100% (integrais), se o valor for superior a 1,5 e inferior a 3 salários mínimos, você pode aplicar para bolsas parciais de 50%.
Como calcular a renda familiar bruta per capita?
Primeiramente, é calculada a renda familiar total, em que se soma a renda individual de todas as pessoas que moram na mesma casa. Em seguida, é só dividir o valor pelo total de moradores da residência.
Se o valor obtido for inferior a 3 salários mínimos, e se os outros critérios forem cumpridos, você está elegível para participar do processo seletivo.
Como se inscrever no ProUni?
A inscrição do ProUni é realizada em uma única etapa, online, no site oficial do programa. Para participar, basta acessar o site nos dias estabelecidos pelo edital e efetuar o cadastro.
É importante ter em mãos o número de Cadastro de Pessoa Física (CPF) e senha, caso o estudante possua uma conta gov.br, que serão requeridos no processo de inscrição. Caso o candidato não tenha conta gov.br, ele deverá efetuar um cadastro no “Login Único” do Governo Federal e criar a sua conta.
Posteriormente, o candidato preencherá dados cadastrais próprios e referentes ao grupo familiar. Por fim, ele vai selecionar, em ordem de preferência, até 2 (duas) opções de instituição, local de oferta, curso, turno, tipo de bolsa e modalidade de concorrência dentre as disponíveis
Para garantir que todos os interessados possam se inscrever no Prouni, é assegurado pelo programa que todas as instituições participantes devem oferecer acesso gratuito à internet para que o candidato possa realizar a inscrição.